🚦 Maio Amarelo: Saúde, Prevenção e Consciência no Trânsito em Ipojuca

Na manhã desta quarta-feira, a Vigilância em Saúde do Ipojuca promoveu, em alusão ao Maio Amarelo, uma importante ação de mobilização para a segurança viária e a saúde dos trabalhadores do trânsito. A iniciativa conta com a parceria do Centro Regional de Saúde do Trabalhador Cabo, da equipe da Autarquia Municipal de Transito e TransporteAMTTRANS e da turma do curso de Psicologia da Uninassau.

Realizada em ponto estratégico do município, a atividade teve como objetivo sensibilizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos associados ao trânsito urbano — não apenas no que se refere a acidentes, mas também aos impactos psicossociais que esse ambiente impõe sobre trabalhadores e usuários.

Durante a ação, foram distribuídos materiais educativos, realizadas escutas breves e orientações, além de abordagens técnicas sobre o papel da prevenção de acidentes de trabalho no trânsito, com destaque para motoristas profissionais, mototaxistas e entregadores por aplicativo. A participação dos estudantes de Psicologia da Uninassau trouxe uma escuta comprometida sobre saúde mental e estresse ocupacional, reforçando a importância do cuidado integral com quem circula e trabalha nas vias.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito no Brasil decorrem de falhas humanas, muitas vezes agravadas por jornadas exaustivas, adoecimento mental e negligência de medidas de proteção. Por isso, ações como esta se mostram essenciais para o fortalecimento da cultura da prevenção e do cuidado coletivo.

O movimento Maio Amarelo nos lembra que a paz no trânsito começa com atitudes conscientes e com a valorização da vida — dentro e fora do ambiente de trabalho. Ações como essa contribuem para a construção de uma Ipojuca mais segura e saudável para todos. A temática escolhida — Mobilidade humana, responsabilidade humana — reflete o entendimento de que, se os problemas no trânsito são causados ​​pelas pessoas, cabe a essas mesmas pessoas encontrar as soluções.

Deixe um comentário