
Unidade de Saúde da Família 16 – Camela Engenhos
Com o objetivo de ampliar a capilaridade da vigilância em saúde do trabalhador, a VISATTI deu início, em maio, ao processo de matriciamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. A iniciativa visa qualificar as equipes para a identificação precoce de agravos relacionados ao trabalho, bem como fomentar a notificação adequada desses eventos no sistema de saúde.
O matriciamento tem como base uma abordagem educativa e integrativa, que aproxima a equipe da VISATTI das equipes das USFs, promovendo oficinas de formação, troca de experiências e elaboração de fluxos para a atenção integral ao trabalhador. Também são discutidas estratégias para identificar os vínculos laborais durante os atendimentos e a importância da vigilância epidemiológica na proteção da saúde da população trabalhadora.
A descentralização das ações de saúde do trabalhador fortalece a Rede de Atenção à Saúde e amplia o alcance das políticas públicas voltadas à segurança e saúde no ambiente ocupacional. A expectativa é que, com o fortalecimento das USFs, Ipojuca avance no enfrentamento dos determinantes sociais do trabalho e na redução das desigualdades em saúde.
